domingo, 30 de agosto de 2009

Luna Lovegood Scamander

Luna Lovegood Scamander (nascida c. 1981) é uma personagem fictícia da série literária Harry Potter. Ela é descrita como uma figura excêntrica que usa, entre outros adereços estranhos, um colar feito de rolhas de cerveja amanteigada. O pai de Luna é o editor de uma revista sensacionalista do mundo bruxo chamada Pasquim. As matérias da revista são quase sempre ridículas, estúpidas e mentirosas, mas Luna acredita firmemente nelas e, por isso, muitos a consideram esquisita. Luna defende suas crenças, seu pai e o Pasquim dos insultos de outros personagens, como Hermione Granger. Ela é uma grande amiga de Gina Weasley.

Luna é membro da Casa Corvinal, em Hogwarts, e está no mesmo ano escolar que Gina, tendo entrado na escola durante os eventos descritos em Harry Potter e a Câmara Secreta, apesar de só ter aparecido efetivamente em Harry Potter e a Ordem da Fênix. No livro, Luna é apresentada no Expresso de Hogwarts, quando convida Gina, Harry e Neville Longbottom a dividirem com ela um compartimento no trem lotado, enquanto no filme, ela é apresentada a Harry já na carruagem que os leva para Hogwarts. Assim como Harry, Luna pode ver os animais que puxam as carroagens (os testrálios), estes, podendo apenas serem vistos por pessoas que já viram a morte.

Luna parece estar sempre isolada e separada dos outros alunos. Outros lhe fazem gracejos pelas costas, mas ela é a encarnação da indiferença e parece não se importar com o que dizem dela. Ela é chamada "Di-Lua Lovegood" (no original, "Loony Lovegood", sendo que Loony significa, literalmente, "lunática", além de ter um som muito parecido com seu nome). Alguns colegas roubam seus pertences e os escondem, obrigando-a a passar horas procurando por eles. Quando conta isso a Harry, ela, não-intencionalmente, ganha a simpatia dele.

Harry se irrita com as pessoas que gozam dela. O sentimento é mútuo, uma vez que Luna é uma das poucas pessoas que acreditam na história do retorno de Voldemort, chegando mesmo a defender Harry diante de um grupo de alunos céticos. Harry fica confuso pois ouviu vozes dentro do véu no departamento de mistérios no 5º ano, e Luna diz que também os ouviu, e que só estavam se escondendo. Sabendo que a garota acreditava em coisas tão extraordinárias, como o seu pai, Harry se identifica com Luna, pois nesse mesmo ano, Harry e Dumbledore são alvo constante de chacota e sofrem tentativas de serem desacreditados pelo jornal bruxo Profeta Diário, o que faz a cabeça de todas as pessoas que passaram as férias em casa sem saber a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário